A audiometria é um exame subjetivo da audição, qual depende da resposta do paciente. Este é realizado em cabina acusticamente tratada, com o audiômetro, sendo este o equipamento utilizado para pesquisa de limiares auditivos. A audiometria é realizada através de tons puros por via aérea e via óssea ( via fone de ouvido e vibrador ósseo). O exame é capaz de observar déficits auditivos, sejam estes advindos de patologias neurais ou condutivas, como as otites.
Desta forma, o objetivo da realização deste exame é obter o menor nível de sensação sonora (em decibéis). Além disso, com o resultado obtido é classificado, em caso de perda auditiva, o tipo e o grau do déficit auditivo.
Outro aspecto importante, é que a configuração da curva audiométrica pode sugerir determinadas patologias. Em nossa clínica, ao final do procedimento, é possível compararmos a perda auditiva em relação ao sons da fala, sons do ambiente e a severidade da perda auditiva.
A audiometria é um exame de importância para quem trabalha ou permanece muito tempo exposto a ruídos intensos. Sendo necessário realizar em períodos regulares para acompanhar a audição e se não há declínio auditivo. O exame pode mostrar a configuração da curva audiométrica referente à uma Perda Auditiva por Ruído (PAIR).
Diagnóstico Diferencial
A Timpanometria e a Avaliação dos Reflexos Acústicos (impedanciometria) auxiliam na busca pelo diagnóstico exato, sendo completa a audiometria. Sendo assim, as patologias auditivas, sejam elas, condutivas (otites, disfunção tubária) ou patologias neurossensoriais, ficam claras para o diagnostico quando a Avaliação Audiológica Básica é realizada de maneira completa (Audiometria e Impedanciometria).
A Audiometria Tonal Infantil é realizada a partir do primeiro ano de vida. Sendo assim, Audiometria Comportamental e em Campo Livre são de extrema importância para averiguar a acuidade auditiva das crianças, e estes exames apresentam propostas específicas para estas.
A avaliação Audiométrica Vocal, possibilita a confirmação da resposta obtida na Audiometria Tonal, indicando se está correta e consistente a reposta do paciente aos tons puros, e também quantifica a discriminação auditiva de palavras. Este tipo de procedimento auxilia diretamente na seleção de próteses auditivas e, além disso, sinaliza também o tipo da perda auditiva. Por exemplo, baixa acurácia na discriminação de palavras pode identificar uma perda auditiva neurossensorial.